quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O Cupcake

Quando pensei em comercializar meus cupcakes e criar a Kinky Cupcakes, comecei a pesquisar receitas e histórias desses deliciosos bolinhos. Procurei em livros, na internet para descobrir “De onde os Cupcakes vieram?” “Qual a origem do nome?” “Quais são as receitas clássicas?” Não achei muitas informações, mas fiz um resumo com o que eu sei.
Esse pequeno bolo tem origem no Reino Unido, onde são chamados até hoje de Fairy Cakes (bolo das fadas), tradicionalmente um bolinho de baunilha com cobertura de fondant, presente no famoso chá das 5, aniversários, café da manhã.
O termo Cupcake é mencionado pela primeira vez no livro Seventy-Five Receipts for Pastry, Cakes, and Sweetmeats de Eliza Leslie, 1828.
"The Oxford Encyclopedia of Food and Drink in America" explica que o nome tem um duplo sentido, pois a receita do bolo é medida em cups (xícaras) e assada nelas. Isso foi revolucionário por causa do tempo que demorava para se assar bolos e da facilidade em medir os ingredientes que originalmente eram pesados.
Então em meados de 1900 esses bolos se tornaram populares devido a sua facilidade de cozimento. A maioria das pessoas, inclusive eu, associam os Cupcakes com a década de 1950 e 60, embora isso seja um engano. Os Cupcakes não eram mais populares durante esse período do que são hoje.
Originalmente os sabores eram básicos, feitos para crianças. Hoje se encontram as mais diversas combinações de massas, recheios e coberturas, apresentações mais lúdicas, modernas.
Faça seu pedido e experimente um Kinky Cupcake.

Nenhum comentário:

Postar um comentário